Se preparando para o batismo 2° parte

03-04-2011 09:20

AÇÃO PARA O BATISMO NAS ÁGUAS – Lição 02

 

QUEM PODE SE BATIZAR?

Para quem é o batismo? A explicação da lição anterior responde esta indagação: para todo aquele que se identifica pela fé com o sacrifício de Cristo na cruz. Depois de ter reconhecido por fé a obra de Cristo, quando a pessoa passa a estar apta para o batismo? Quanto tempo ela tem que ter de vida cristã para poder se batizar?

A Bíblia responde com clareza estas questões. Em Atos 8:30 a 39, lemos acerca do primeiro batismo cristão apresentado em maiores detalhes na Bíblia. Neste texto, temos um modelo para a forma de batismo, e ali vemos que já na evangelização o batismo era ensinado aos novos convertidos, o que nos faz saber que ninguém deve demorar para se batizar após ter feito sua decisão de servir a Jesus. 

Além disso, vemos também qual é o critério para que alguém se batize; quando o etíope pergunta: "Eis aqui água, que impede que eu seja batizado?" a resposta de Felipe vem trazendo luz sobre o requisito básico para o batismo: "É lícito, se crês de todo coração" (Atos 8:36,37).

Quando a pessoa foi esclarecida sobre a obra (e não só a pessoa) redentora de Jesus Cristo, e crê de todo o coração (sem dúvida acerca disto), ela está pronta para ser batizada.

QUANDO SE BATIZA O NOVO CONVERTIDO?

Não há data estabelecida, somente os critérios que o recém convertido deve apresentar. No caso de Filipe e o etíope, foi bem rápido! Em nossa igreja procuramos batizar o quanto antes possível.

COMO SE BATIZA?

A palavra "baptismos" no grego significa: "imergir; mergulhar; colocar para dentro de". No curso da história, por várias razões, apareceram outras formas de batismo, como aspersão (aspergir água sobre a cabeça), afusão (entornar água sobre a cabeça) e ablução (banho); entretanto, como o batismo é uma identificação com Cristo em sua morte e ressurreição, e é exatamente isto que a imersão significa, não praticamos outras formas de batismo, exceto em situações extremamente especiais.

Quando Felipe batizou o etíope, eles pararam em um lugar onde havia água. A Bíblia diz que ambos entraram na água (At.8:38,39). Certamente aquele eunuco viajava abastecido com água potável; se fosse o caso de praticarem a aspersão havia água suficiente naquela carruagem para isto, mas batizar é imergir! Não foi à toa que João Batista se utilizou do rio Jordão para batizar. Depois, mudou o local de batismo para Enom, perto de Salim, e razão para isto é descrita pelo apóstolo João em seu evangelho: "porque havia ali muitas águas" (João 3:23).

Não há lugar específico para o batismo, que pode ser feito em batistério, rios, piscinas, e onde houver água suficiente para a imersão.

Além da água, é necessário alguém que ministre o batismo ao novo-convertido, uma vez que não existe auto-batismo na Bíblia. E quem pode batizar? Quem tem autoridade para isto? Só o pastor? Não! A ordenança de Jesus é clara: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo"(Mt.28:19)

Jesus mandou fazer discípulos e depois batizá-los. A ordem já subentende que quem faz o discípulo tem autoridade para batizá-lo. Felipe era apenas um diácono, fazendo o trabalho de evangelista; não era o pastor de igreja nenhuma, e batizou!

Paulo disse aos coríntios que não havia batizado quase ninguém entre eles; entendemos que mesmo se tratando de seus filhos na fé, ele provavelmente tenha passado esta tarefa a outros cooperadores, que não eram pastores. 

Em nossa igreja, os pastores conduzem o batismo por uma questão de ordem, mas não porque só pastores possam batizar. Assim como os pastores pregam e isto não quer dizer que só eles possam pregar, assim também é com o batismo. Num batismo eles podem chamar o líder de célula ou o discipulador da pessoa para batizar o novo convertido.

E então? Você entendeu a importância do Batismo nas Águas? A decisão de receber a Cristo foi a mais importante da sua vida! Agora chegou o momento de consolidar essa decisão, agendando imediatamente o seu batismo.

Uma das maiores dúvidas sobre o Batismo nas Águas é quando a pessoa já foi batizada ao nascer. Nós vimos que o batismo deve acontecer logo após o reconhecimento do pecado e da necessidade de salvação. Como pode uma criança arrepender-se? Que entendimento ela tem acerca das coisas espirituais e do batismo? O que você entendia de pecado quando foi batizado? Além disso, nós não encontramos UM SÓ batismo de criança na Bíblia Sagrada. Jesus “abençoava” as crianças e não batizava.

Sendo assim, encare seu antigo batismo como uma “consagração”, mas não como batismo. Hoje você tem discernimento suficiente para batizar-se à luz dos ensinamentos das Sagradas Escrituras.

Estes estudos sobre batismo têm a autoria de Luciano P. Subirá, mas foram adaptados pelo bispo Henrique quanto às formas de batismo,  pois na Igreja da Conquista, em situações especiais, nós aceitamos outras formas de batismo além da imersão.